Michele Meira
O Projeto Parques Sonoros, que faz parte do
Programa São Paulo Carinhosa, ofereceu ao longo dessa gestão oportunidades de
os professores refletirem sobre a potencialização de aprendizagens de bebês e
crianças.
Partindo do princípio do Currículo Integrador
que entende o ambiente como segundo educador trouxe a possibilidade de os
educadores reverem seus ambientes e o transformarem de maneira que estimulem a
livre exploração e, mais precisamente com esse projeto, pesquisem
possibilidades sonoras.
Nem todas as unidades de Educação Infantil da
cidade foram contempladas com um formador especialista em musicalização para
acompanhar as formações nos horários coletivos, mas isso não desanimou os
interessados. A região da DRE Guaianases foi a que mais se encantou pelas
ideias e é a que mais tem Parques Sonoros montados.
Esses parques são na verdade,otimizados com
diferentes instrumentos sonoros que cativam os bebês e crianças à
experimentação. Esses instrumentos são confeccionados a partir de materiais de
longo alcance, ou seja, aqueles que estão disponíveis no momento como
tampinhas, panelas, latas, garrafas, pedrinhas,... e são organizados em murais
sonoros, mobiles, cortinas,...o que a criatividade dos envolvidos permitir.
É importante lembrar que esses instrumentos devem
ser ao mesmo tempo seguros e estimuladores, e requerem manutenção constante.
Outra questão que necessita ênfase é que não se trata de “aula” ou “atividade
de música”, portanto deve ser montado preferencialmente nos parques ou áreas
externas para que nos momentos de brincadeiras espontâneas, bebês e crianças os
explorem livremente.
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