segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ô FIM DO CEM, FIM...


UM ILUSTRE BRASILEIRO

Bete Godoy
Patricia Rocha

Mais que uma divulgação, fazemos aqui a nossa declaração respeitosa e amorosa ao autor de uma obra que provocará em cada leitor inúmeros questionamentos.

Imaginem só um homem que não frequentou a instituição Escola, mas, que por sua imensa admiração a palavra escrita e falada foi capaz de enunciar ao mundo um livro que fala de didática, astrofísica, política, culinária, meio ambiente, enfim, da vida nos mais diversos olhares das ciências a partir da sensibilidade humana.

Um “bucadinho” deste ilustre mineiro: Paulo Marques de Oliveira, conhecido também como Pedro Paulo é brasileiro, nascido no Vale do Jequitinhonha e tem no seu percurso de vida uma ação no mínimo corajosa: a venda de uma vaca para comprar seus primeiros livros.

Qual o significado de uma vaca para a sobrevivência de um povo daquela região? Qual a importância de aprender, entender, questionar, inventar, registrar e enunciar a palavra para Paulo Marques?

Parece que ambas são uma questão de sobrevivência: alimento para o corpo e para alma.

A venda da vaca possibilitou a compra de três livros considerados importantíssimos para ele: a bíblia, o dicionário e uma enciclopédia.

O que mudaria na vida deste homem a partir do contato com estes livros?

O que teria mudado se ele tivesse frequentado uma escola? Reconhecemos os saberes não institucionalizados dos cidadãos? Como a escola faz para conhecer, reconhecer e valorizar os saberes da comunidade local?

Afinal, os educadores enxergam que as pessoas independentes da escola produzem saberes? Como tudo isso está ou aparece no currículo de cada escola?

Paulo Marques em um dos textos do seu livro escreve: “LIVRO DIDÁTICO: SENDO A LUZ DO MUNDO.” Comenius na boca e no coração de um homem. Onde está Comenius para os educadores?


Sem a intenção de dar sentido as coisas, mas a de escrever sobre como percebia, sentia e o que pensava sobre o mundo ,as coisas, em especial as palavras, Paulo Marques cuidadosamente, ordenadamente dentro do caos causado pela ebulição de tantas ideias, teve seus registros transformados em um livro.

Vários estudiosos da antropologia, linguistas, educadores, artistas estão interessados em conhecer este homem e sua obra.

Hoje com a idade mais avançada sem o vigor pra enunciar os mais diversos sentimentos, inquietações e ideias por meio da palavra, Paulo Marques continua sendo referência no Jequitinhonha que agora dentro outras razões para ser lembrado tem um Mestre.

VÍDEO COM PAULO MARQUES DE OLIVEIRA
Parabéns a Marina da Veredas Editora por nos presentear com mais uma importante obra literária brasileira e a Angélica Sátiro pelo belíssimo prefácio dedicado aos leitores e ao seu amigo Paulo Marque de Oliveira que assim como ela e os filósofos se maravilham com vida, as pessoas e as perguntas.


Patricia Rocha, Angélica Sátiro, Bete Godoy e Félix de Castro
 
PARA SABER MAIS:
 
ARTIGOS:
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=197491%2COTE

http://www.dcomercio.com.br/index.php/dcultura/sub-menu-dcultura/85245-enciclopedia-oca-universal-de-um-prefulgenciado

VÍDEO COM PAULO MARQUES DE OLIVEIRA http://vimeo.com/38885655

VEREDA EDITORA
http://www.veredaeditora.com.br/

Nenhum comentário: