segunda-feira, 9 de abril de 2012

MOBILIÁRIO INFANTIL

UMA PARCERIA –  UNINOVE E O  PARA ALÉM DO CUIDAR-INSTITUTO

PROJETO MOBILIÁRIO INFANTIL

Bete Godoy
Patricia Rocha

O “Instituto Para Além do Cuidar” foi convidado pela Uninove–SP para participar do projeto Mobiliário Infantil Interativo.
Este projeto faz parte do curso de arquitetura e urbanismo que já está em sua 11ª edição. Essas imagens são da 9ª e 10ª edição respectivamente.

A proposta do curso é que os alunos elaborem projetos e criem protótipos de mobiliários infantis.

Nossa participação nessa 11ª edição consistiu em criar um ambiente imagético por meio das narrativas orais–contação de histórias. Contar histórias é uma arte milenar, que passa por diversas culturas e gerações.

Ao ouvir uma história a sensibilidade, o pensar e o imaginar são estimulados abrindo um caminho convidativo e desafiador para os futuros arquitetos que terão que materializar as ideias e sentimentos trazidos nas narrativas nos móveis que serão criados.

As histórias foram cuidadosamente escolhidas tendo como critério: qualidade literária, boas provocações à imaginação, texto desconhecido por eles, palavras chaves que pudessem ser transformadas em objetos criativos e acolhedores à curiosidade infantil.

Várias etapas compõem este projeto (narrativas, criação artística, contato com o texto, reflexão sobre as temáticas, iniciação do esboço do objeto, escolha dos materiais...) que será finalizado em julho com uma exposição.

Selecionamos 6 títulos uma para cada turma. Foi possível perceber como os (as) jovens e adultos se encantaram e ouviram atentamente a história.

Outro momento da nossa a participação foi conversar com os alunos sobre criança, escola e mobiliário na educação infantil.

Foi uma troca valiosa já que nada entendemos de arquitetura e eles ainda não tinham pensado na elaboração de um projeto voltado para crianças.

É uma proposta arrojada e inovadora nos cursos de arquitetura em São Paulo e com satisfação acompanharemos algumas ações do projeto.

Com certeza estaremos presentes na exposição.

Agradecemos o convite dos idealizadores do projeto, Profª Mestre Denise Xavier Mendonça e o Prof. Mestre Luis Octávio Rocha, os alunos e funcionários da marcenaria da universidade pela receptividade e carinho.

Felicitamos pela iniciativa de doação dos mobiliários para instituições de educação infantil que são indicadas pelos participantes. Um belo projeto que traz benefício para a comunidade infantil. Parabéns!
Em breve estaremos postando fotos do percurso de criação e da exposição.
HISTÓRIAS CONTADAS

 
 







































Um comentário:

regiceli@gmail.com disse...

Bete e Maria Cristina, admiro demais o compromisso e a competência de ambas.Penso que as pessoas que trabalham com vocês duas são privilegiadas e especiais.Parabéns.