quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Organização da escola - Fazeres da equipe gestora

Maria Cristina dos Santos

As  instituições de ensino que primam por uma qualidade no processo ensino aprendizagem utilizam  o período de férias do corpo docente e das crianças para literalmente colocar a casa em ordem.

Mais o que é necessário saber e fazer para garantir um inicio do ano letivo com a casa em ordem?

Manutenção do prédio e faxina geral

Dedetização; manutenção do prédio;  limpar toda a unidade com lavadora de alta pressão. Passar produto para tirar a cera do chão dos espaços internos, lavar as paredes, teto, vidros, portas, armários
O gestor deve ter muito bem planejado a utilização das verbas do ano anterior para que tenha caixa para pagar esta manutenção feita por prestadores da escola.

Esta foto tem uma história muito bacana. Nossa diretora todo ano pega alguns dias para deixar de lado toda burocracia e coloca a mão na massa literalmente.. Maria Goreti de Souza Marinho. Gente que faz!

  


Inventário dos brinquedos e livros
Recolher todos os brinquedos, separar por categoria é a primeira etapa para que a equipe gestora tem clareza do que a unidade tem e o que precisa comprar para enriquecer o acervo.

  



Higienização dos brinquedos


Quanto menor a criança maior o cuidado com a questão da higienização dos brinquedos, pois tudo vai a boca.
Durante todo ano letivo os brinquedos são lavados conforme o uso, no inicio do ano é interessante que todos sejam lavados e armazenados de uma tal forma que não entre em contato com nenhum animal indesejável.
  
 Elisabete Cecato Gomes Amaro e  Sumara Regina Santiago de Almeida 




Organização da documentação de funcionários e crianças



Inventário e organização dos almoxarifados


Confecção e organização da roupa de cama e banho de todas as salas


    
Quitéria Campanaro,  Elisabete Cecato Gomes Amaro  e Lucimar Eleutério Fina


Organização  do espaço para acolher os educadores, famílias e crianças.
A concepção, planejamento, execução da organização dos espaços para o acolhimento foi realizado pela educadora Quitéria Campanaro que   procurou remeter as festas de final de ano com a mensagem de Feliz ano novo, aproveitando o nosso arquivo de fotos para recorda-los dos momentos felizes do ano que passou.

Acesso ao refeitório e salas de convivência

Corredor das sensações

 

Apresentação do acervo aos professores

  
 
Intencionalmente os livros foram disposto com possíveis sequências de leitura

  


Possibilidades de cantos de faz de conta e leitura com o material que a instituição possui.



   


  


  


  


Atribuição da função da equipe de apoio operacional, apoio administrativo e pedagógico

Esta é uma das atribuições do diretor de escola, ele deve ter muita clareza do perfil de cada servidor para coloca-lo na função que ele possa desempenhar da melhor maneira.
Durante o mês de janeiro é realizado uma série de reuniões com esta equipe e as empresas terceirizadas para que todos tenham clareza da importância do seu papel para que a unidade funcione.

Recepção de acolhimento da equipe educadora

Estratégia formativa: Situação homóloga. Ser bem recebido para receber bem!

  

Quero agradecer a todos aqueles que passaram pelo Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo Pirani nos últimos seis anos em especial a Maria Goreti de Souza Marinho pela parceria, pois com certeza sem esta parceria não teríamos alcançado esta excelência.
Aos que ficam.procurem sempre fazer o exercício "olhar estrangeiro". Avançamos em muitas coisas, mais ainda temos muito que caminhar e este caminho nunca termina, para aproximarmos do que acreditamos ser uma escola pública de qualidade.

Neste local eu me constitui formadora e militante de educação infantil.

"Se, na experiência de minha formação, que deve ser permanente, começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, o objeto por ele formado, me considero como um paciente que recebe os conhecimentos-conteúdos-acumulados pelo sujeito que sabe e que são a mim transferidos. Nesta forma de compreender e de viver o processo formador, eu, objeto agora, terei a possibilidade, amanhã, de me tornar o falso sujeito da "formação" do futuro objeto de meu ato formador. É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."

In paulo Freire, 1996, pg. 25

12 comentários:

Patricia disse...

Adorei o texto pois me vi aprendendo coisas novas e que já percebi de como e importante o acolhimento para todos não para as crianças..Esse acolhimento no tá uma energia nova para um ANO de muita novidade já que cada ano percebo que as crianças necessita de carinho e amor no lidar com esse primeiro passo fora da família..Vcs são dez obrigado por tudo trabalho a 26 ano e gosto de transmitir coisas novas para as crianças já que eles acabam cobrando essas novidades.DEUS ABENÇOE PESSOAS COMO VCS E A TECNOLOGIA USADA COM SABEDORIA..

Anônimo disse...

Adorei o texto acolhimento e maravilhoso principalmente para todos quem ganha e as crianças...Valeu.

Patricia Cassia da Silva

Anônimo disse...

parabéns fazemos isso na EMEI onde estou, um pouco diferente mas muito legal também ... continue postanto sempre estou inovando ! :)

Carla Simone Soares Silva

Marli disse...

Parabéns! Um blog organizado e educativo. Está me ajudando com meu planejamento e rumos a tomar. beijo

Adrianna disse...

Eu amei o post sobre acolhimento e os primeiros dias com as crianças e famílias... Muito bom! Adorei! Parabéns pelo trabalho de vocês!
Bjs
Adrianna

Léia disse...

Que delicia ver um trabalho assim... isso me faz acreditar sempre...
...existe uma saída... o amor, amor pela educação!

Anônimo disse...

Que 2012 seja um ano de transformação e que nossa parceria dseja produtiva e renda bons frutos. Estou ansiosa pela mudança... seja mt benvinda!!!

Cristine Venturineli

Anônimo disse...

AMEI, ADOREI BJUS

Katia Rodrigues

Anônimo disse...

adorei o material, vou salvar esse link, vai me ajudar muito, tenho acompanhado algumas publicações de vcs e se eu conseguir acessar para coordenadora num CEI como pretendo (agora dia 03/02), tenho certeza que seu blog vai me auxiliar. Obrigada por compartilhar!!!

Waléria Gomes

Anônimo disse...

Obrigada! Estou coletando mesmo, desde que fiquei sabendo que esse ano seria professora de mini grupo I que estou planejando, vou olhar seu material. Se todos compartilhassem o mundo seria tão melhor. beijo
Parabéns! Passei lá e sua organização é maravilhosa!

Marli Palange

Anônimo disse...

parabéns pelo blog e pela atitude da equipe do seu CEI!!! Fiquei impressionada com a foto da diretora ajudando a limpar a escola, pois na minha emei voltamos com a escola nojenta, dá até vergonha!!!

Melina Tomaz

Lucy disse...

Parabéns pela iniciativa. Será uma grande referência para muitos educadores. Um abraço carinhoso. Lucy Simões