quarta-feira, 27 de julho de 2011

OBA! UM SITE BEM LEGAL

Vale a pena conhecer!

Bete Godoy
Antes um pedacinho do caminho de quem vê e sente a poesia no brincar do corpo, no riso, nos gestos cotidianos, nos cheiros e sabores que movimentam a vida.

Marina Marcondes Machado
Estudiosa das ideias de D. W. Winnicott, psicanalista que tematizou a origem da criatividade e a capacidade para brincar, seu autor de cabeceira até hoje, retomou em 1989 atividade como professora de crianças, ensinando artes e teatro na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA).

Em 2003 fez doutorado em Psicologia da Educação na PUC/SP, sob orientação de Heloisa Szymanski. Seu projeto foi construir uma Fenomenologia da Infância, a partir das propostas do filósofo Maurice Merleau-Ponty.

Em 2007 trabalhou com formação de coordenadores pedagógicos, no programa “A Rede em Rede” da Secretaria de Educação de São Paulo.

Em 2009, no pós-doutorado: de volta à pesquisa dramatúrgica, elaborou “Territórios do brincar”, trabalho que une antropologia, pedagogia do teatro e criação, sob supervisão de Maria Lucia Pupo.

Visite o site e conheça mais sobre o que Marina tem produzido, criado, escrito, e sonhado sobre a arte, o brincar, a filosofia, a criança, o teatro e o mundo.


DIVULGANDO:

Chamamento: inscrições para Grupos de Estudo

fenomenologia é um modo de pensar, sentir, escrever...

A partir de agosto organizarei dois Grupos de Estudo, um no período da manhã, outro à noite. Os grupos terão a mesma programação, que tematizará a fenomenologia e a obra de Merleau-Ponty sobre a infância, com base especialmente em meu livro Merleau-Ponty & a Educação (BH: Autêntica,2010).

A inscrição nesses grupos é livre, com custos de R$ 120,00 (cento e vinte reais) mensais, para encontros semanais de três horas cada, totalizando, em média, 50 horas-aula. Os encontros serão na zona oeste de São Paulo. São 7 vagas por período.

Junto ao Grupo de Estudos pretendo discutir minuciosamente o livro Merleau-Ponty & a Educação, obra que parte da cumplicidade com as noções de Maurice Merleau-Ponty acerca da infância, algo que se desdobra como atitude frente ao ensino de arte para crianças e atendimentos. Esta visão, pioneira, estabelecida pelo filósofo francês nos seus Cursos na Sorbonne no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950, encontra-se afinada, hoje, com o pensamento da antropologia da criança e da sociologia da infância – especialmente no que diz respeito a conectar adultos educadores aos mundos de vida e às culturas da infância.

O Grupo também poderá, de acordo com os interesses dos integrantes, discutir outros textos de Merleau-Ponty sobre arte e textos do estudioso da sociologia da infância, Manuel Sarmento.

O grande foco, para além das leituras, estará na realização de Diários de Bordo, como prática de registro e pesquisa – pessoal, profissional e acadêmica; fazer fenomenologia é trabalhar com descrições densas e com uma observação acurada dos dados de realidade, da experiência compartilhada e da intimidade consigo, com o outro e com o mundo. Lapidar a habilidade da descrição fenomenológica é algo valioso para artistas-professores e terapeutas, em suas vidas profissional e acadêmica; todos ganharão muito na elaboração de projetos, relatórios, textos, artigos, resenhas, etc. Este tipo de prática tem o poder de transformar nossa reflexão ao trazer novas significações para nossas dificuldades na lida com crianças e jovens.

O público-alvo são professores artistas, psicólogos formados ou estudantes de psicologia e adultos educadores interessados nessa visão de mundo.

Os grupos funcionarão de agosto a novembro de 2011. Previsão de início: na segunda semana de agosto.

O mesmo programa pode ser dado de maneira condensada, caso grupos fechados de fora de São Paulo façam o convite.

Todos os interessados devem escrever para: agachamento@gmail.com

Conheça ainda o filme...
 

LIVROS DA AUTORA:
• Cacos da Infância: Teatro da Solidão Compartilhada
• A Poética do Brincar
• O Brinquedo-Sucata e a Criança

Nenhum comentário: