quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exposição Itinerante de tesouros escondidos

Maria Cristina dos Santos
Exposição Brinc'Art

Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo Pirani. Julho de 2010





A rede municipal de ensino  da cidade de São Paulo é o maior sistema do país, com 1975  escolas  espalhadas por toda a cidade.
Ao pensar neste número fico imaginando quantos tesouros e saberes não estão escondidos, como formar uma rede nesta mega metropole, que acolhe pessoas de todos os cantos do mundo com todas as diversidades que lhes são peculiar?
É muito dificil! Porém continuamos sonhando em compartilhar saberes e tesouros.
Um desses tesouros caiu literalmente no nosso colo. Passando enfrente a  Cooperativa Chico Mendes, Márcia Jorge (educadora do CEI) entrou para perguntar sobre um dragão feito de fibra de vidro, os responsáveis disseram que aquele naõ era para ser  doado, porém eles possuiam um acervo de 21 esculturas, doadas pelo SESC Itaquera,  criadas a partir de sucatas de metais, carros e construção civil .
Assim que a Márcia chegou a unidade e contou não perdemos tempo, fomos buscar.
Este acervo  mexeu com a imaginação de adultos e crianças, ele foi integrado a exposição das produções das crianças no primeiro semestre de 2010, Exposição Brinc' Arte.
Após a apreciação dos pais, comunidades e das próprias crianças, que puderam compartilhar suas curiosidades e opiniões veio a grande questão:
E agora o que fazer com este acervo?
Depois de muita conversa surgiu a idéia de compartilhar com outras unidades do entorno, mas precisavamos de uma pessoa que comprasse a ideia e fizesse a mediação com as unidades.
Ao buscar parcerias recebi muitos "não interessa", mesmo antes de ver as obras, porém conseguimos sensibilizar nosso grande parceiro Sebastião Gomes, supervisor da DRE São Mateus e de nossa unidade.
Ao conhecer o acervo ele se encantou, exceto o barco por problemas de transporte, higienização e segurança. Todas as peças foram recolhidas e passaram por um processo de restauração cuidadoso realizado pelo nosso supervisor.
O primeiro gestor abraçar a proposta foi  do CEU Jaçanã juntamente com sua equipe.
Montaram esta maravilhosa exposição.
 
Exposição CEU Jaçanã

 Ideias simples e baratas  valorizaram as peças


Após a restauração

A proposta inicial  foi que o público interagisse com as obras e lhe dessem um nome às peças.








Este acervo já passou pelo CEU Quinta do Sol (DRE Penha) e Diretoria Regional de Ensino de São Mateus.











Revisora: Quitéria Campanaro

Um comentário:

Lidia disse...

Puxa, que interessante essa partilha de saberes por parte de vocês,é prazeroso ver o rostinho das crianças ao assistirem o "casamento da dona baratinha",bom demais.Também busco partilhar práticas de qualidade com crianças pequenas em meu blog.http://lideducadoradeinfancia.blogspot.com.Vamos partilhar, integrar, interagir????Parabéns à todas...Serei seguidora...