quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cantos diversificados

Andréia Cristina Bernardes
Shirley Estela Benicio Oliveira


" Para a criança, o espaço é o que sente, o que vê, o que faz nele. Portanto, o espaço é sombra e escuridão, é grande, enorme ou, pelo contrário, pequeno, é poder correr ou ter de ficar quieto, é esse lugar onde pode ir, olhar, ler,pensar.

O espaço é em cima, embaixo é tocar ou não chegar a tocar, é barulho forte, forte demais ou, pelo contrário, silêncio, são tantas cores,todas juntas ao mesmo tempo ou uma única cor grande ou nenhuma cor...
O espaço, então, começa quando abrirmos os olhos pela manhã em cada despertar do sono, desde quando, com a luz retornamos ao espaço."

( Fornero, apud Zabalza 1998)


Na educação infantil é imprescindível um ambiente acolhedor e desafiador. Que tenha por objetivos, produzir conhecimento e aprendizagem, através de vivências lúdicas.


É comum comentários e reclamações principalmente nos berçários a respeito de mordidas, arranhões e etc. Nesta experiência percebemos que a partir do momento em que nós introduzimos os cantos de livre escolha, essas situações diminuiram praticamente 90% , fato absolutamente compreensível tendo em vista que as crianças ficaram mais compenetradas nas brincadeiras, tornando aquele espaço um mundo inteiramente seu. Aprendendo desta forma simples a compartilhar, expressar seus sentimentos e pensamentos e a lidar com situações conflituosas tendo a liberdade de escolher onde quer ficar, o que deseja fazer, com quem brincar ou simplismente brincar sozinha.

Optamos por iniciar com um canto permanente durante uma semana, e procedendo a troca de outros cantos diariamente. A criança não nasce sabendo brincar ísso é uma aprendizagem social. No inicio foi necessário que ensinássemos as crianças a brincarem, sentando e interagindo nas brincadeiras, não para transmitir uma forma única de brincar, mas para possibilitar que as crianças não temam em avançar suas potencialidades e imaginação até se apropriarem e criarem seu próprio jeito de brincar.

Notamos que desta forma as crianças vão se apropriando do espaço. Vão criando e recriando de acordo com o seu estado de espírito, criatividade e disposição, afinal de contas, nenhum dia é igual ao outro. E os cantos se tornam cada vez mais atrativos.

Com a sequência de fotos a seguir você poderá acompanhar alguns exemplos de cantos que organizamos, pois foram vários no decorrer do ano que demonstram a participação, a construção, a produção e a criação das crianças.
Primeiramente mostraremos a organização da sala e em seguida os cantos isoladamente para melhor detalharmos.


 Os blocos lógicos também podem ser usados como jogo da memória, nessa organização eles foram disponibilizados de forma diferenciada, colocados enfileirados em direção ao cercadinho, criamos um canto com mesas de artes com papel sulfite e canetinhas ao fundo da sala, livros sobre os colchonetes e caixa de sensações no centro da sala com plástico bolha no chão.






Neste dia optamos por organizar os cantos da seguinte maneira: pista de carros, blocos lógicos, jogo da memória de madeira e jogo da memória com as fotos das crianças. ( mostramos assim que podemos disponibilizar com os mesmos objetos cantos diversificados)







 Neste outro momento demos um aspecto totalmente diferente aos cantos: Tenda da leitura, pista de carros, jogo da montanha russa e jogo de boliche com placas de EVA nos formatos quadrado, redondo, triângulo e retângulo.






Sabemos que a rotina é cansativa principalmente quando se tem entre 1 a 2 anos e meio deste modo sempre nos preoculpamos em organizamos a sala de modo criativo, neste dia os cantos são:jogos de encaixe, cantinho da beleza, casinha e cantinho da leitura.

 De forma simples colocamos três mesas com dois lugares, papel sulfite e canetinhas, mas este canto simplificado é bem explorado, diversificando com papel pardo no chão, cartolinas nas paredes, massinhas, giz de cera, tintas etc


Este é um dos cantos preferidos das crianças, livremente sem nenhuma obrigação brincam desenhando soltando sua imaginação e criatividade.
 
 
Pista de carros:


A pista de carros foi confeccionada pelas educadoras do BI Sandra Borges e Valéria Paulino com intuito de promover o brincar de forma mais significativa, observando, elas perceberam que as crianças quebravam os carrinhos, por não saberem brincar, desejando modificar essa atitude elas desenvolveram a pista e notaram que as crianças sendo direcionadas para um objetivo começaram a brincar corretamente sem destruir os brinquedos.
Observe com que cuidado e atenção o Matheus se dedica ao colocar os carrinhos na pista ultilizando a sua imaginação.


 

Cantinho das texturas:



A sensação de prazer ao tocar, pisar e estourar bolhas e caixa foi demonstrada claramente pelas crianças.












Ao nos depararmos com as poucas opções de brinquedos oferecidos pela Instituição, buscamos alternativas para não empobrecer os cantos e as atividades em geral, assim, unindo a criatividade aos talentos manuais elaboramos brinquedos e jogos, para não deixarmos de brincar.



Jogo da memória:







O jogo da memória foi uma superação para nós, ao colocarmor jogo sobre a mesa s esperávamos que ao entrarem na sala iriam jogá-lo no chão como de costume,mesmo após termos sentado e ensinado-os a jogar, mas para nossa surpresa o resultado foi diferente, o Eduardo, a Anny e o Kalebe sentaram e dividiram as peças sem contendas. O Eduardo organizou as peças dentro da caixa tentando encontrar os pares e conversando com os amigos para ver se estava com eles, tentando negociar uma troca das peças que lhe interessava.







Escritório:

Criamos o canto colocando duas mesas e duas cadeiras com um teclado e um notebook:




A Nicolly chegou primeiro e tomou posse da cadeira e do notebook, surge o primeiro conflito, a Júlia e o Felipe também queriam brincar, mas havia somente uma cadeira (propositalmente). Então a Júlia e o Felipe decidiram brincar em pé ao redor da Nicolly e assim seguiram amigavelmente sem nenhuma interferência do professor.

Casinha:


Organizamos este canto com uma mesa de madeira com quatro cadeirinhas, com uma toalha de mesa, bule e canecas de metais.


Primeiramentea Natália chegou e brincou por um bom tempo sozinha, servindo-se.








Depois chegou o Kalebe que começou a dividir a brincadeira com ela e logo a seguir a Anny e o kaique que conversavam entre si, tomando café e leite, representando as situações vividas (jogos simbólicos).















Cantinho da telefonia:





Foi impressionante como cada um ao entrar na sala foram exatamente um para cada telefone, uns ligando para a mamãe, outros para o papai, outros para os colegas de sala, etc. É siginifiativo também dizer que a maioria da construção dos cantos e seus acessórios são feitos por brinquedos confeccionados pelos educadores, como os jogos e caixas, tanto como sucatas e aparelhos eletrónicos que se transformaram em brinquedos: telefones, computadores, entre outros objetos.

Cantinho da leitura:



Tenda de leitura: Nicolly, Felipe e Riquelmy dentro da tenda lendo e manuseando.




O hábito de ler está cada vez mais instigante nesta turma, o Everton que vemos na foto ao lado, já consegue até distinguir os autores dos livros mais lidos apresentados nas sequências de leitura como as autoras e ilustradores: Sônia Rosa, Luna,Tatiana Belinky, Keith Faulkner e Jonathan Lambert.


 Estante de livros com tapetes e almofadas.




Blocos lógicos:



Os blocos lógicos de madeira dispostos nos carrinhos, dão a possibilidade de soltarem a imaginação e utilizarem as peças para várias coisas, usando o próprio carrinho. Na foto podemos perceber a concentração da Nátalia equilibrando um sobre o outro.




 

Cantinho da beleza:


No cantinho da beleza, para encrementar a brincadeira cada educador foi contribuindo com um objeto em especial, a Marcia Jorge trouxe um secador e  uma chapinha de brinquedo, eu ( Andréia) a Shirley e a Gorete ( diretora) contribuimos com embalagens como: desodorantes, potes de shampoo vazios e pentes e a Quitéria com colares e pulseiras.



As crianças se divertiram muito, principalmente as meninas explorando suas vaidades.








A Larissa foi a que mais se identificou com o secador de cabelo, colocava os amigos na cadeira e com muita eficiência escovava os cabelos no seu faz de conta.








Jogos de encaixe:



Diferentes jogos de encaixe desafiam as crianças e tornam a brincadeira mais empolgante, por isso procuramos sempre disponibilizar a eles esta diversidade. E solicitamos a coordenadora e a diretora que com a verba do PTRE se fosse possivel priorisasse estes brinquedos, não somente dos jogos mais de outros brinquedos para de forma organizada montar-mos kits que compoem os cantos, tornando mais fácil e rápida a organização e disposição do espaço, deixando nossos cantos mais desejáveis e atrativos.






Dado:

O dado foi confeccionado durante a sequencia didática Copa do Mundo 2010, afim de introduzrir os animais da África de uma forma mais lúdica.




Organização dos cantos:

Os cantos sempre são organizados um pouco antes do jantar, pois nesse horário contamos com a presença dos ATES que nos auxilhiam. Assim nós professoras sempre revezamos para preparar o ambiente. Não utilizamos somente a sala de convivência, muitas vezes usamos o solário e o parque também, principalmente nos dias ensolarados.Em um determinado dia, devido a correria da rotina não conseguimos organizar os cantos e foi imcrivelmente marcante ,ver estampado na face das crianças a decepção,ao encontrarem a sala da mesaneira que a deixaram.

Shirley e Andreia escrevem no Blog: Berçário - Brincar e criar é só começar

Visitem o blog e conheçam mais um pouco do fazer pedagógico dessas professoras.

21 comentários:

Bete Godoy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bete Godoy disse...

O artigo sobre os cantos e ficou ótimo. Todas estão de PARABÉNS!!!!
Os critérios para organização estão bem claros e o texto muito didático. Bravo!!!!

Bete Godoy

SILVANA ROCHOCZ disse...

OLÁ ....

Adorei o novo blog .... está com uma roupagem bem bonita e prazerosa.
Sou fã do trabalho de vocês ...
É sempre bom entrar aqui e aprender sempre!
Que 2011 traga à vocês muito mais alegria, entusiasmo e compromisso que já fazem parte do trabalho ...
Bjokas carinhosas !
Silvana

Unknown disse...

Sou prof da rede pública e particular também. Tô impressionada com o trabalho de vocês. Quem dera todos os espaços de educação pública fossem assim. De altíssima qualidade!!!Parabéns!!!!

ADRIANA disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA DE CONSTRUIREM OS MATERIAIS PARA AS CRIANÇAS.SOU PROESSORA DA REDE PÚBLICA DO RIO E SEI COMO É PRECÁRIO OS RECURSOS NA REDE E ADOREI VÊ-LOS MANUSEANDO CD CANTINHO!BJINHOS!!

Anônimo disse...

Oi obrigadão por vcs estarem demonstrando trabalhos maravilhoso no blog.Já trabalho a alguns ano na Ed.Inf. tantas coisas aprendi e realizei com as crianças estava me sentido estranha do que fazer para continuar o trabalho que faço. Passei por aqui adorei!!!PARABÉNS!!!!VCS SÃO MARAVILHOSAS

Elisabete .R.P.Ferrari disse...

Muito criativo e organizado o trabalho realizado com os cantos, a confecção dos materiais e disposição do espaço vão contribuir muito para o desenvolvimento das crianças, adorei, parabéns!!!!....

Unknown disse...

Olá
Adorei a proposta, gostaria de saber o nome da escola, pois estou fazendo pesquisa sobre espaço escolar emancipador.
Abçs re.cocato@gmail.com

Andréa disse...

Nossa que legal, sou nova na área, e como é bom encontrar um material tão rico e incentivador como o de vocês. Parabéns.

Ibssouza disse...

Nossa esse blog é sensacional. Meus Parabéns!!!

zaka e jana disse...

FANTÁSTICO AMO ESSE BLOGGER,CONTINUEM SEMPRE ASSIM,PARABÉNS.

zaka e jana disse...

FANTÁSTICO AMO ESSE BLOGGER,CONTINUEM SEMPRE ASSIM,PARABÉNS.

Barbara disse...

Boa noite,

Gostei muito do artigo. Alguém tem bibliografia sobre cantos e espaços para recomendar? Obrigada.

Barbara disse...

Boa noite!

Adorei o artigo! Alguém tem bibliografia sobre cantos e espaços para indicar?

Obrigada.

Unknown disse...

OLÁ, ACHEI AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES MUITO INTERESANTES E CRIATIVAS.
NÃO TENHO DÚVIDAS QUE QUALQUER CRIANÇA DESTA FAIXA ETÁRIA OU OUTRA, SE INTERESSARÁ EM ESTAR NESTE AMBIENTE LÚDICO E RICO EM APREDIZAGENS.
ANDRESSA FERREIRA DOS SANTOS.

ANDRESSA FERREIRA DOS SANTOS disse...

ADOREI AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE AS CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA PARA QUAL AS ATIVIDADES FORAM DIRECIONADAS OU DE OUTRAS IDADES, SE DIVERTIRÃO NESTE AMBIENTE ACONCHEGANTE, RICO EM APRENDIZAGENS E AO MESMO TEMPO, LÚDICO.

Iraneyde Mattusael disse...

Parabéns! ! Muito bacana. Tem unidades que já veem os recursos, basta separar os cantinhos. Para algumas conveniadas a carência e maior, sempre procuramos realizar com materiais reciclados/sucatas.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Como professora também de educação infantil, amei o artigo e contribui em muito em minha prática pedagógica.

CARLA PERETTO disse...

Olha

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho, aprendo cada dia mais com pessoas como vocês, obrigado por compartilhar seus trabalhos e

Unknown disse...

Muito bom material. Muitas sugestões diversificadas. Obrigada por partilhar.