domingo, 29 de agosto de 2010

O que o professor precisa saber: para oferecer situações que rendem boas conversas:


1-O modo próprio como a criança pensa e conversa:
• A criança ainda está em fase de construção dos conceitos e de abstração para isso faz uso da imaginação e emoção para expor seus sentidos e conhecimentos. A subjetividade para ligar uma idéia na outra é uma presença marcante.
• Os diálogos são marcados por generalizações confusas, porém é possível afirmar que existe pensamento (pensamento de criança).Vygotsky chama de pensamento sincrético.
• Quanto mais rica for a experiência pessoal da criança, mais material sua imaginação terá a sua disposição para construção de conhecimento.


2-Planejar boas situações para conversa.• Se utilizar texto, história, imagem, música e etc como elemento desencadear precisa conhecer bem o material para saber mediar às falas durante a conversa.
• Pensar em possibilidade de conversa que o material oferece.
• Garantir espaço e tempo adequado para o momento planejado para conversa.
• Respeitar o tempo de “concentração” das crianças. A faixa etária deve ser levada em consideração. Os pequeninos se dispersam com maior facilidade.
*Roda de manuseio e conversa durante a formação de professores
3-Valorizar as conversas espontâneas das crianças.
• Ouvir o que as crianças pensam livremente em especial enquanto brincam e fazem as refeições.
4-Observar e registrar (quando necessário transcrever as conversas das crianças) para:
• Compreender como as crianças pensam.
• Saber o que elas: gostam, sonham, suas dificuldades, desejos, valores e etc.
• Para planejar novas situações.

5-Ser o mediador e não o doutrinador durante a conversa.• Não impor seus valores como corretos.
• Participar como sendo mais um membro do grupo.
• Não concluir no lugar da criança.
• Respeitar a possibilidade e a necessidade de cada um concluir por si e para si.
A construção de idéias é coletiva, mas conclusão é individual.
As crianças são curiosas por natureza e muito mais que a capacidade de responder o educador precisa estimular e valorizar a capacidade de perguntar.
As crianças são capazes de conversar sobre os mais diversos assuntos e com a ajuda do adulto, novas idéias vão brotando.
*Não queremos ter uma só idéia na cabeça, queremos?

0bs: Esta semana apresentaremos um vídeo de uma roda de conversa com crianças de 5 anos. Boas práticas a luz da teoria. Não deixe de conferir.
Para saber mais:
1-Vygotsky, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes.
São Paulo
2-Freire, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra.
-Pedagogia da Esperança . São Paulo: Paz e Terra.
3-Oliveira, Zilma Ramos de Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora.
4-Lorieri, Marcos Antonio. Filosofia: Fundamentos e Métodos. Cortez Editora.
5-Lipman, Mathhew; Oscanyan. Fredericks S. e Sharp, Ann Margareth. A filosofia na sala de aula. Editora Nova Alexandria.
6-Rocha, Ruth. Nicolau tinha uma idéia. São Paulo. Quinteto Editorial.
7-Warschauer, Cecília. A roda e o registro. Paz e Terra editora.
8-Orientações curriculares. Expectativas de Aprendizagem e Orientações didáticas para educação infantil. Prefeitura do Município de São Paulo .
9-Scarpa, Regina.Pensamento de criança. Revista Avisa Lá.
10-Rede em rede formação continuada na educação infantil. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Um comentário:

minhas opiniões disse...

Que maravilha façoo licenciatura em Pedagogia estou no 5º período e amei seu blog.Um abração p/vc