segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Das rodas de conversas as conversas informais

Conversa vai, conversa vem...
Bete Godoy
Foi assim que Nicolau, personagem do livro Nicolau tinha uma ideia de Ruth Rocha, começou a ter várias ideias e a partir daí muitas coisas aconteceram...
Conta a história que um sujeito chamado Nicolau chega num lugar onde cada pessoa tem só uma ideia na cabeça e ele também. Vivia cada um com a sua única ideia.

Até que um dia Nicolau resolveu contar a sua ideia para outra pessoa. As pessoas começaram a trocar suas idéias umas com as outras, a falar o que pensam, desejam e sentem. Tudo mudou naquele lugar. Agora as pessoas se reúnem para partilhar e conhecer novas idéias.


A conquista da linguagem oral é um marco no desenvolvimento do homem. Ela possibilita dentre outras coisas, que o homem planeje suas ações e a solução para um problema antes da sua execução.
Falar, conversar é algo aprendido na cultura. A linguagem oral e escrita é uma construção social. Não falamos apenas porque temos os órgãos reprodutores da fala. Ouvimos as pessoas falarem e assim as imitamos.


As primeiras falas se dão no convívio familiar e aos poucos vai se ampliando na medida em que esta criança interage com outras pessoas. Aprender as práticas sociais típicas dessa língua é algo que se faz praticando. ( Orientações Curriculares para Educação Infantil- Secretaria Municipal de Educação de SP).

O momento da alimentação é um convite para
o bate-papo entre amigos.

CEIs e EMEIs têm papel fundamental no desenvolvimento da linguagem oral, devem possibilitar as crianças momentos onde possam conversar com seus pares.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou esducadora e adorei a idéia sobre rodas de c onversas informais com os alunos. Boa idéia.
Antonia Professora

Anônimo disse...

Tópico digestiva neste local, textos como aqui está demonstram valor a quem quer que observar neste blog .....
Faz mais de este blogue, a todos os teus cybernautas.