segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Afinal, para que serve a conversa?



• PARA SE COMUNICAR
• SE CONHECER
• RESOLVER PROBLEMAS E CONFLITOS
• AMPLIAR CONHECIMENTO
• COLOCAR PROPOSTAS
• CHEGAR A UM CONSENSO
• SOCIALIZAR
• FOFOCAR
• ACOLHER
• TROCAR EXPERIÊNCIAS...

São várias as situações em que conversa pode ser estimulada no cotidiano escolar, mas dentro das modalidades organizativas é comum ter um espaço reservado para denominamos RODA DE CONVERSA.

As Orientações curriculares para a educação infantil traz os conteúdos e aprendizagens reunidos em campos de experiência e são eles:
a. Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do mundo
b. Experiências de brincar e imaginar.
c. Experiências de exploração da linguagem corporal.
d. Experiências de exploração da linguagem verbal.
e. Experiências de exploração da natureza e da cultura.
f. Experiências de apropriação do conhecimento matemático.
g. Experiências com as expressividade das linguagens artística.
O documento apresenta na linguagem verbal as rodas de: conversa, contação, mauseio e de leitura que se organizam da seguinte maneira:

Qual a importância da roda de conversa para o desenvolvimento infantil?
A roda de conversa cria um tipo de interação totalmente diferente da conversa em pequenos grupos: no coletivo, as crianças precisam colocar em jogo competências lingüísticas e expressivas que não são acionadas quando o diálogo é entre duas pessoas.
DIÁLOGOLATIM
DIÁ- ENTRE LOGO-PALAVRA
A PALAVRA QUE CIRCULA ENTRE
VÁRIAS PESSOAS.

RELAÇÃO DIALÓGICA NÃO SIGNIFICA CONCORDAR COM A IDÉIA DO OUTRO, MAS, CONSIDERAR (Marcos Lorieri)

Entendemos roda de conversa como recurso pedagógico democrático que vai proporcionando o uso da palavra, que não é apenas som... mas que é, também, pensamento, concepção de mundo, ação, sentimento, posicionamento diante da realidade.
Este movimento dialógico, Paulo freire denomina como círculo de cultura e Vygotsky de interações sociolingüísticas.

É importante que as instituições de ensino proporcionem situações em que crianças, jovens e adultos no exercício democrático da expressão ideias, sentimentos e desejos busquem e construam resposta às necessidades de organização de ideias e gerência de conflitos favorecendo o cultivo de valores da solidariedade, do amor e da amizade, do respeito às diferenças, do senso crítico, do aprendizado dos direitos e dos deveres para uma vida em cidadania.

É na troca de ideias que as pessoas têm grande chance de estar expondo suas ideias aos outros, de estar escutando as idéias dos outros sobre o mesmo assunto, de estar comprando suas idéias com a dos outros e a dos outros entre si, a partir daí, podendo melhorar, completar, ou modificar o que pensam ou, então, confirmar ainda mais seus pontos de vista.

Roda é movimento, que contribui à produção do conhecimento não de um conhecimento qualquer, mas daquele que se registra, se elabora, se amplia e se reconstrói. Conhecimento próprio do ser humano do ser humano que existe, sempre, em toda sua vida, tenha ele zero, cinco, dez ou oitenta anos de idade.

*Educação bancária. Um fala e todos ouvem. As pessoas não se olham.

*Instalação: Respeito às diferenças.
Professora Ivone (crianças de 4 anos).
O movimento é de dentro para fora e de fora para dentro.

A roda de conversa cria a oportunidade das pessoas conversarem por meio da palavra, dos gestos, das expressões. Quando estamos de frente uns para os outros, num sentido de unidade, mas, de multiplicidade de saberes temos a oportunidade de conhecer melhor outros, a si próprio e o mundo. È um convite a pergunta e um estímulo a curiosidade. Quando existe relação de confiança no grupo os participantes se sentem seguros e sem medo de se expor.

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