terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Árvore dos Desejos - Acolhimento 2010

Por Maria cristina dos Santos
Árvore dos Desejos é uma Instalação performática, da artista Yoko Ono, considerada uma das principais da chamada Arte Conceitual e do movimento Fluxus, composta por árvores onde as pessoas devem pendurar bilhetes com um pedido é utilizada como estratégia para aproximar a comunidade educadora.


Yoko Ono diz: "A idéia deriva de uma tradição japonesa que conheci na infância. Você tinha de escrever em um papel desejos relacionados apenas ao amor, à saúde e ao dinheiro e pendurá-los em uma árvore, que cresceria e levaria seu desejo para o alto. Nas minhas árvores cada um tem a livre escolha do seu desejo.”
Conheci este trabalho em uma exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil e achei a idéia muito bacana




Em Reykjavík, na Islândia, existe a Imagine Peace Tower, que inaugurei em 9 de outubro (aniversário de Lennon) em 2007. Então, todos os desejos eu mando para lá. Já encaminhei mais de 700 mil pedidos.Para mandar direto, coloque seu desejo em um envelope e mande para Imagine Peace Tower - P.O. Box 1009, 121 Reykjavík, Iceland. É a caixa postal do desejo. O método é 100% garantido. Por isso eu digo: tome cuidado com o que você deseja


Os nossos desejos irão para lá e o seu?

Nenhum comentário: