sexta-feira, 27 de julho de 2007

Hora de compartilhar - Momentos de alimentação

Maria Cristina dos Santos
Coordenadora pedagógica
Ao pensarmos no espaço escolar como um ambiente de aprendizagem ao entramos em uma unidade educacional sua organização, seu mobiliário e a distribuição dos mesmos no espaço, sua decoração nos dirá muito sobre a concepção de criança e educação que está equipe possui.
A alimentação como uma das atividades essenciais para a manutenção da vida, também sofre grandes influências da questão cultural; tendo em vista que o ato de comer constitui-se como grande ritual, onde estão contidos uma série de símbolos e significados, que muito dizem sobre as percepções e sentimentos que o homem tem de si e do ambiente que lhe cerca.
Os problemas encontrados em nosso CEI:



Tempo excessivo de espera, desperdício de alimentos

Postura inadequadas de alguns adultos para uma instituição de ensino e mobiário velho e inadequado para está faixa etária.

Como deveria ser um espaço de alimentação coletiva dentro de um ambiente educativo?

Após análise de videos gravados em dias e horários alternados dos momentos de alimentação e reflexão, a equipe do CEI propos em plenária ações a curto médio e longo prazo visando minimizar o tempo de espera e promover um ambiente que favoreça a valorização do paladar e do partilhar a refeição com os amigos.


Reformulação do espaço e do mobiliário, permitir integração entre das crianças de diferentes faixas etárias
Envolver os profissionais da equipe de apoio e as professoras readaptadas auxiliando as criança nos momentos de refeições.

Nenhum comentário: